Notícias
Extracto do Jornal Notícias de Aveiro
Zeogroup
01/28/2019

"Os melhores factos ambientais de 2018

Projeto Cabeço Santo

O Projeto Cabeço Santo continuou em 2018 a contribuir ativamente para a recuperação ecológica e paisagística de uma mancha florestal no concelho de Águeda, conseguindo aumentar a extensão da área à sua guarda. Este é um projeto único em Portugal, com uma área de intervenção de mais de 120 hectares.
Foram promovidas cerca de três dezenas ações de voluntariado. As iniciativas contaram com a participação de mais de 300 voluntários e mais de uma centena de visitantes. Durante o ano, dinamizaram-se uma dezena de ações de divulgação em diversos eventos nacionais e internacionais, assim como diversas iniciativas de carácter pedagógico e educativo em instituições de ensino da região. Durante os meses de agosto e setembro, a equipa técnica realizou diversas ações de vigilância noturna para detetar comportamentos de risco ou criminosos em zonas críticas. Foram plantadas milhares de árvores autóctones e cortadas, arrancadas e descascadas milhares de acácias.

Este ano trouxe também novos parceiros e apoios, nomeadamente as empresas INDASA S.A., Acail Gás Medicare, Zeocel e a associação Os Pioneiros, que apoiaram a plantação de milhares de árvores autóctones e os trabalhos de recuperação ecológica, juntando-se assim à Câmara Municipal de Águeda, Altri, Espaço Talassa, Petus, Critec e Associação Florestal do Baixo Vouga."